A Historia da Pixar

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Hoje a Pixar está sediada na cidade de Emeryville, na Califórnia, nos Estados Unidos. A empresa foi fundada oficialmente em 03 de fevereiro de 1986.  Hoje a Pixar Animation Studios tem 32 anos de existência, tendo um grande histórico invejado por diversas produtoras de Hollywood. A produtora está repleta de diversos longas-metragens aclamados pela originalidade e criatividade, a exemplo de Toy Story (1995), Monstros S.A. (2001) e Procurando Nemo (2003).

A origem da Pixar vem da Casa do Luxo Jr. Antecede muito a data de fundação da Pixar Animation Studios citada no texto acima. O estúdio antes fazia parte de uma divisão da Lucasfilm, à época chamada The Graphics Group, criada em 1979. O começo de sua história está relacionado a um clipe animado de uma mão esquerda.

 Quando Ed Catmull era criança, achou inspiração nos clássicos da Disney, tais como Peter Pan (1953) e Pinóquio (1940), e sonhava em se tornar um animador. Todavia, quando percebeu que seus talentos residiam em outro campo, Catmull utilizou suas habilidades de matemática e escolheu fazer cursos de física e ciências da computação na Universidade de Utah. Ele desenvolveu o Texture Mapping, uma técnica para adicionar texturas, cores e detalhes a um modelo tridimensional computadorizado.

No ano de 1972, Catmull fez sua primeira contribuição à indústria cinematográfica. Utilizando o programa que ele criou na faculdade, fazendo um pequeno clipe animado de sua mão esquerda. O segmento conhecido como A Computer Animated Hand foi adquirido por um produtor e incorporado a Futureworld (1976), o primeiro longa-metragem realmente a utilizar animação computadorizadas. Desde de 2011, o trecho de um minuto integra a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, sendo parte do catálogo do National Film Registry.

A EQUIPE DO THE GRAPHICS GROUP, EM 1985.

Catmull passou um período no Instituto de Tecnologia de Nova York, ele foi recrutado por George Lucas para fazer parte da equipe da Lucasfilm, em San Rafael, na Califórnia, no meio da pré-produção de Star Wars: O Império Contra-Ataca (1980), e para Catmull liderar a divisão de informática do estúdio. Como seu primeiro ato, estando dentro da produtora, foi a criação do The Graphics Group, o que lhe respondia a um terço do departamento de informática.

Depois de investirem muito em tecnologia de efeitos especiais, a empresa adquiriu um conhecimento grande, que em 1982 a produtora passou ater equipe para colaborar para a criação dos efeitos especiais de longas-metragens, incluindo o “efeito Gêneses” visto em Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan (1982). Nessa época, Catmull e seus funcionários desenvolveram o Pixar Image Computer.

O surgimento do nome Pixar, originou-se durante uma conversa informal, em um restaurante mexicano, com Loren Carpenter e Rodney Stock. Este nome foi dado a um computador de imagens que a empresa tinha acabado de inventar.


Quase do outro lado da Califórnia, em Burbank, John Lasseter estava no emprego dos sonhos que era se tornar animador, trabalhando como animador do Walt Disney Feature Animation – atual Walt Disney Animation Studios. Apesar de estar feliz com o emprego, Lasseter sentia falta de inovações, o que era tão presente na época de Walt Disney. Assistindo algumas senas de testes de alguns filmes, John percebeu como os computadores poderiam auxiliar no processo de animação.

Com essa ideia na mente, ele procurou Glen Keane para contar a sua ideia e utiliza-las nos cenários das animações. Os dois começaram a trabalhar em um curta baseado em um livro infantil que já existia o projeto, que tinha sido considerado antes pelo estúdio. Entretanto, os diretores não gostaram da ideia, devido à falta de previsão de lucros para uma animação misturando técnicas tradicionais e digitais. Por este motivo, Lasseter foi demitido, enquanto Keane foi realocado para As Peripécias do Ratinho Detetive (1986).

Triste com o ocorrido, Lasseter, em novembro de 1983, visitou uma conferência de informática, onde encontrou um antigo amigo, Ed Catmull. E ele o contratou como um colaborador independente para ajudar na produção de seu primeiro curta-metragem em computação gráfica, As Aventuras de André & Wally B (1984). Lasseter foi contratado em tempo integral no ano seguinte, como designer de interfaces, pois Catmull não tinha autorização para contratar animadores para o seu departamento.

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As Aventuras de André & Wally B de 1984

Um curta foi estreado em uma convenção anual de computação, eles receberam muitos elogios por apresentarem tecnologias tão inovadoras para a época. Entretanto, os gastos com uma divisão de inovação eram enormes e o estúdio começava a sentir os prejuízos. Não muito tempo depois, o The Graphic Group não permaneceu com a Lucasfilm que estava chegando ao fim. Por sorte, uma pessoa visionário chamado Steve Jobs via um imenso potencial nesta divisão.

Com a chegada de Steve Jobs, recém demitido da Apple, ele adquiriu o The Graphics Group por US$5 milhões em 3 de fevereiro de 1986. A empresa foi rebatizada para Pixar, por causa do nome do computador criado pela equipe anos antes, a nova empresa independente passou a ser gerida por Catmull, como presidente, e pelo Doutor Alvy Ray Smith, como vice-presidenteexecutivo, enquanto Jobs era o presidente do conselho de diretores.

Com investimento inicial de US$5 milhões, Steve Jobs estava focado em vender o principal produto da companhia, o Pixar Image Computer, e para isso, instruiu Catmull e Lasseter a deixarem de lado o sonho de criarem um estúdio de animação e sim focarem em sistemas de computação. Alguns compradores são: agências do governo, comunidade médica e até mesmo o Walt Disney Feature Animation.

A Pixar era empregado com o propósito de digitalizar as tintas e facilitar o processo de pós-produção de uma animação. O primeiro uso em um longa-metragem animado foi com Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus (1990), segundo por outros clássicos. Esta tecnologia foi abandonada em 2006, após o lançamento do curta A Pequena Vendedora de Fósforos.

Embora fosse promissor, as vendas do Pixar Image Computer despencaram, devido ao alto custo e um mercado limitado. Para não entrar em falência, Steve Jobs investiu mais cinquenta milhões de dólares americanos, para serem utilizados em um período de cinco anos. Tentando elevar as vendas, Jobs autorizou que Lasseter comandasse uma pequena equipe para produzir curtas-metragens, a fim de demonstrar o potencial da máquina.

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Luxo Jr de 1986

Desta forma, a animação Luxo Jr, feita em 1986, fala sobre duas luminárias de mesa e uma bola, foi exibida na SIGGRAPH e se tornou um sucesso instantâneo. No ano seguinte, este curta tornou-se o primeiro produzido por computação gráfica e a concorrer ao Oscar, mas perdeu para Een Griekse Tragedie (1985), da Bélgica. No ano de 1987, foi a vez do curta O Sonho de Red surpreender a todos, por conta do efeito de chuva e da complexidade de iluminação, os quais permitiram um estudo na criação de humor e atmosfera.

Já, no ano seguinte, estreava um novo curta que se chamava Tin Toy, que durava cinco minutos sobre Tinny, um brinquedo, que tentava escapar de um bebê que se chamava Billy. Este investimento foi arriscado, por motivos financeiros que a empresa estava passando no momento e sendo cada vez maiores. Com a criação de um personagem humano tornou-se um grande desafio para a equipe de produção. Apesar dos riscos, o curta se tornou o primeiro a receber um Oscar e estabeleceu a animação digital como um meio artístico legítimo.

JOHN LASSETER E STEVE JOBS NA PIXAR, EM 1995.

Pela importância cultural, estética e histórica, o curta Tin Toy foi selecionado, em 2003, pela biblioteca do congresso dos Estados Unidos, para compor o catálogo do National Film Registry e ser preservado. Com este sucesso do projeto, a empresa aumentou a criação de animações, fechando contrato para desenvolver comerciais para marcas como: Listerine, Tropicana e Life Savers, pelo os quais recebeu dois prêmios CLIO, um dos mais importantes reconhecimentos da publicidade internacional.

Cada dia ficava mais claro - que o futuro da empresa não era a venda de computadores e sistemas de computação, como Steve Jobs desejava, e sim, a produção de animação. Assim, em 1990, a área de hardware da Pixar, foi vendida para a Vicom Systems. Com essa venda a companhia conseguiu se mudar da cidade de San Rafael para Richmond, ainda no estado da Califórnia, e investir mais no processo de animações.

Com todo esse sucesso que a Pixar teve com os seus curtas, que chamou atenção da Casa do Mickey Mouse. E em 1991, a empresa assinou um acordo de vinte e seis milhões para a produção de três longas-metragens em parceria com a Disney. A equipe de Jobs começou a trabalhar em uma sequência para Tin Toy, em forma de um especial natalino de meia hora para a televisão.

Ainda tendo ganhado renda oriunda da sociedade milionária e dos trabalhos comerciais, a empresa continuava perdendo dinheiro. Já no final de 1994, Steve Jobs, sendo o dono e o presidente do conselho de diretores, planejava vender a Pixar – entre algumas empresas interessadas estava a Microsoft – a fim de recuperar todo o valor investido. Um dos criadores da Apple deu mais uma chance a empresa e assumiu ativamente a liderança, tornando-se diretor executivo.

JOHN LASSETER E EQUIPE TRABALHANDO EM TOY STORY (1995).

Lasseter continuava o desenvolvimento do especial, cuja trama mostraria Tinny perdido em uma loja de brinquedos, onde conheceria vários outros personagens, incluindo um urso de pelúcia rosa chamado Lotso. Fazendo este especial do Tin Toy a Pixar estava tendo uma ideia de como fazer uma transição da produção dos curtas para os longas-metragens e serviu como um teste da capacidade do estúdio em criar animações. Todavia, a emissora responsável pela exibição desistiu do projeto por não conseguir bancar as taxas exigidas, estimados em dezoito vezes mais do que o orçamento previsto.  

Sem o interesse da Disney em levar adiante as negociações, a história começou a ser adaptada em um longa-metragem. Lasseter e os recém-contratados Andrew Stanton e Pete Docter escreveram diversas versões do roteiro. Em algumas, por exemplo, um boneco de ventriloquíssimo, chamado Woody, seria o principal vilão. Depois, se tornou uma comédia sobre dois amigos com personalidades opostas. Tinny se transformou em um boneco militar e, por fim, um astronauta chamado Buzz Lightyear.

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Desenhos de teste de Toy Story

Woody, então, virou um ventríloquo com temática de Cowboy, pois Lasseter gostava do contraste da ficção científica com o faroeste. Como os aspectos de ventríloquo ainda davam ao personagem uma aparência malvada, o conceito foi abandonado e Woody ficou como um boneco de Cowboy. Tom Hanks ( Walt nos bastidores de Mary Poppins) foi contratado para interpretar o personagem, devido à habilidade do ator de pegar as emoções e torna-las atraentes, segundo Lasseter, e Tim Allen (Meu Papai é Noel) foi chamado para dar voz a Lightyear.

Com o lançamento de Toy Story a Pixar conseguiu aproximados US$360 milhões nas bilheterias dos cinemas e também, receberam inúmeros elogios. Com o lançamento do filme e a venda de cem mil unidades do RederMan, a Pixar anunciou, pela primeira vez em sua história, um lucro de três milhões de dólares.

Uma semana depois do lançamento do filme do Toy Story nos cinemas, Jobs abriu o capital da Pixar, e ela se tornou a maior oferta pública inicial daquele ano. Jobs recuperou o seu investimento inicial de sessenta milhões de dólares americanos na companhia, fora de render um retorno de US$600 milhões.

Na cerimônia do Oscar de 1996, Toy Story estava indicado nas categorias de Roteiro Original, Trilha Sonora e Canção Original (“You’ve Got a Friend in Me”). John lasseter recebeu uma estatueta especial pela realização do primeiro longa-metragem em computação gráfica, e Ed Catmull, representando a equipe de engenheiros, levou o prêmio de Ciência e Engenharia pela invenção e composição das imagens digitais.

Funcionários da Pixar em 1995

Por fim, a Pixar é uma empresa pertencente a Walt Disney Company, ela já recebeu 19 Oscares da Academia, 8 Globos de Ouro e 11 Grammy Awards e entre muitos outros prêmios. Desde o lançamento de seu primeiro filme de longa-metragem, Toy Story (1995), diversos filmes do estúdio se tornaram sucessos de crítica e bilheteria. Todos os filmes do estúdio estão entre os cinquenta filmes de animação de maior bilheteria de todos os tempos. A Pixar é considerada a mais bem-sucedida casa de filmes de todos os tempos.        

        


 Referencias:

 Feito por André Figueiredo

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